O Tempo

Wednesday, October 05, 2005

Cuidados com a saúde aumenta mercado de trabalho para nutricionista

Júnia Leticia

Com o aumento da expectativa de vida e a preocupação com a saúde, a nutrição, ciência que estuda a modificação dos alimentos dentro do organismo, suas funções e relações com a saúde e as doenças, vem sendo um campo que cresce a cada dia mais. É o nutricionista quem trata e orienta por meio de dieta individualizada, considerando fatores como idade, sexo, atividade física, hábitos alimentares e condições socioeconômicas.

“Com o envelhecimento da população brasileira, as pessoas estão buscando se cuidar mais. Todo mundo está querendo envelhecer com saúde”, observa a coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Newton Paiva, Carla de Oliveira Barbosa Rosa. Esse fato faz com que não só a área clínica da profissão fique em evidência. “As pessoas também estão procurando fazer mais exercícios físicos e para isso é necessário aliar uma alimentação adequada”, conta Carla Rosa.

De acordo com a vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 4a Região (CRN-4), Fabiana Bom Kraemer, a principal área que agrega o profissional é a da alimentação coletiva – restaurantes industriais localizados dentro das empresas ou comerciais e hotelaria. “Partindo de informações sobre os hábitos alimentares dos usuários, o nutricionista pode planejar um cardápio que, além de nutricionalmente adequado, seja ainda mais atraente para a clientela.”

Contando com quadro técnico condizente, o serviço de nutrição pode também desenvolver atividades como orientação e avaliação nutricional e campanhas de educação alimentar, além de pesquisas que lhe permitam atuar em prol da saúde dos clientes. “Mas o mercado é bem amplo, principalmente com o crescimento acerca do controle de qualidade. Hoje vemos consultores, prestadores de serviços em indústrias de alimentos e restaurantes, que desenvolvem novos produtos e pratos”, exemplifica a vice-presidente do CRN-4.

Entre as áreas em expansão, a coordenadora do curso de nutrição do UNI-BH, Marlene Monteiro destaca as de marketing e home care. “Na primeira fica a cargo do nutricionista desenvolver produtos – especiais para dietas por sonda, por exemplo – e apresentá-los em hospitais. Já o home care é um atendimento domiciliar.”

No atendimento domiciliar o nutricionista é um personal diet, já que faz um acompanhamento individualizado dos moradores da residência. “Fica sob a responsabilidade do profissional elaborar cardápios, fazer a lista de compras e treinar funcionários para preparar receitas de modo a que os alimentos não percam seus valores nutricionais”, explica a coordenadora do curso de nutrição da Newton Paiva, Carla Rosa.

Quanto à formação, o curso de nutricionista ainda é muito voltado para a área clínica, o que está sendo revisto em função das diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que direciona o curso para uma formação generalista. “Aí serão considerados a antropologia em alimentação e o homem como ser social na relação saúde-doença”, esclarece a vice-presidente do CRN-4.

Durante a graduação são ensinados conceitos básicos de ciências biológicas, aliados a conhecimentos mais específicos como avaliação nutricional e cálculo de dietas. “É uma ciência na qual o aluno vai aprender a fazer a relação estudo-alimento e estudo-homem. Ele sai capacitado para atuar buscando a melhoria da qualidade de vida”, conta a coordenadora do curso de nutrição do UNI-BH, Marlene Monteiro.

A possibilidade de se poder prevenir doenças e prolongar a vida utilizando os alimentos fez com que a estudante do 3o período de nutrição da Newton Paiva, Maíra Milo Bizzotto, optasse pelo curso. “O campo de atuação para o nutricionista é muito abrangente. Uma das áreas que me interessa na profissão é a materno infantil, pois acredito que é essencial que a pessoa desenvolva hábitos alimentares saudáveis desde criança.”

A vontade de trabalhar na área de saúde levou Ana Paula Campos a escolher a profissão. Nutricionista há dois anos, ela atua na área clínica. “A adoção de uma alimentação saudável faz muita diferença na vida das pessoas. Essa certeza me levou a ser nutricionista”, ressalta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home