O Tempo

Sunday, October 02, 2005

Esporte em casa

Insegurança leva construtoras a criar soluções para prática de esporte e lazer em casa

Júnia Leticia

A procura por qualidade de vida vem transformando os prédios residenciais em novos centros de lazer e esporte. Segundo o diretor comercial e de marketing da Construtora Canopus, Tárcio Barbosa, tais áreas estão se tornando imprescindíveis, principalmente para casais que têm filhos. “Por uma questão de falta de tempo, muitos estão procurando empreendimentos que tenham uma área de lazer a mais completa possível”, verifica o diretor comercial e de marketing da Canopus.

Além do tempo, a segurança foi um fator lembrado pelo diretor operacional da Construtora Tenda, André Aragão Martins Vieira, que impulsionou a instalação de áreas que potencializam a prática de exercícios físicos em residências. “As pessoas estão procurando desfrutar mais seus momentos dedicados ao lazer e ao esporte em casa. Além disso, dificuldades financeiras fizeram com que muitos transferissem o clube para dentro da residência, acarretando maior comodidade, segurança e ganho de tempo”, diz Vieira.

Para a arquiteta Juliana Lembi, os espaços para esportes são mais uma opção de lazer para os moradores dentro dos edifícios residenciais. “Na verdade, hoje essas áreas são uma demanda que não temos como deixar de lado, a fim de que os moradores tenham uma excelente condição de vida”, constata a arquiteta. Juliana Lembi ressalta que os espaços para esportes têm se tornado uma demanda cotidiana. “Atualmente, as pessoas, preocupadas com a saúde, se não freqüentam uma academia, buscam praticar esportes em sua própria casa”, diz.

A necessidade de áreas para esporte foi constatada pela Construtora Líder a partir de pesquisas de mercado, como conta o gerente de relações comerciais e marketing da empresa, Dennyson Porto. “O que nós percebemos claramente através das pesquisas é que os consumidores estão buscando equipamentos de lazer dos mais variados temas”, diz Porto.

Entre os itens procurados pelas pessoas que responderam à pesquisa estão quadras de squash e campos de golfe. “Atualmente eles querem mais que piscinas e quadras. Buscam piscinas aquecidas e cobertas, com raiais; kids club (área para as crianças brincarem, com pisos acolchoados), além de pistas para caminhada”, enumera o gerente de relações comerciais e marketing da construtora.

Assim como o diretor operacional da Tenda, Dennyson Porto constatou a tendência das pessoas de se voltarem para dentro de casa. “Antes morava-se no apartamento e freqüentava-se o clube. Hoje o clube está dentro de casa. Isso dá muita opção para o cliente”, informa Porto, que acrescenta que, para atender às demandas dos consumidores, os incorporadores têm de inovar de forma mais inteligente, desde a localização até projeto arquitetônico.

O convívio familiar e a confraternização com os amigos são outros fatores que tornaram as áreas para práticas esportivas populares entre os clientes que buscam os empreendimentos da construtora. “Notamos que nos últimos dez anos essa necessidade tem se acentuado por parte das pessoas”, conta Barbosa.

Já o diretor operacional da Tenda, Dennyson Porto, acredita que as áreas de lazer sempre foram importantes, mas tomaram muito peso a partir do final dos anos 1990, quando foi notado um maior retorno das pessoas ao convívio com amigos e parentes, e para si mesmos. “As pessoas estão mais com uma característica coletiva, até mesmo pela velocidade que os tempos modernos exigem. Hoje, por não terem mais tempo para sair, querem mais praticidade, com tudo à mão”, diz Porto.

De acordo com diretor comercial e de marketing da Construtora Canopus, Tárcio Barbosa, profissionais liberais em geral, altos executivos de empresas, comerciantes, industriais e altos servidores públicos são as pessoas que mais têm requisitado esse tipo de empreendimento. Já o diretor operacional da Construtora Tenda, André Vieira, diz que hoje todos, independente de classe social, querem áreas de esporte e lazer em seus condomínios. “Atualmente não há mais distinção. Por isso hoje a maioria dos nossos prédios tem áreas de lazer e quadras poliesportivas”, ressalta Vieira.

Áreas atendem a todos os gostos e necessidades

Entre os itens básicos presentes atualmente nos prédios residenciais há quadras poliesportivas ou de tênis, conforme o diretor comercial da Canopus, Tárcio Barbosa. “Fitness center – uma mini academia de ginástica onde são instados aparelhos de musculação, esteira, bicicletas ergométricas, entre outros – e sauna também fazem parte dos empreendimentos hoje em dia”, informa Vieira.

Na Construtora Líder, as demandas recentes são quadras de tênis oficias em saibro (terra vermelha), piscinas aquecidas com raias e de lazer aquecidas, salas de massagem e ginástica montadas e equipadas, sauna, além dos espaços de uso comum, que são os salões de festas, jogos e o espaço gourmet. “Há empreendimentos que possuem até mesmo spa, green golfe (campo para prática do esporte) e pista de cooper. Também há piscinas com cascata para crianças e adultos”, enumera o gerente de relações comerciais e marketing da empresa, Dennyson Porto.

Como construir uma sala de ginástica em casa


1. O número de aparelhos que você deve comprar depende do tamanho do espaço escolhido e do seu orçamento. Em lugares pequenos, dê prioridade às esteiras e bicicletas. Em espaços maiores , compre também aparelhos de musculação com várias funções (miniestações).
2. Para se ter uma idéia, um local com 15 metros quadrados suporta bem uma bicicleta ergométrica, uma esteira, barras e um aparelho multi-funções.
3. A sala de exercícios deve ser bem iluminada através de luz indireta, projetada sobre espelhos.
4. A sala deve ter paredes para receber espelhos. Em uma sala de 30 metros quadrados, dois espelhos de 2 metros de altura por 1,5 metro de largura são suficientes. Disponha-os de modo que você possa observar os seus movimentos em todos os aparelho disponíveis.
5. Forre o chão com um piso especial. O material mais indicado é o ever roll, que é feito de borracha de pneus reciclados.
6. Dê preferência a locais onde já existam janelas que possibilitem uma boa ventilação.
7. Se possível, escolha como local para a sala de ginástica, um espaço íntimo da casa, que fique longe da área social. Nada como uma boa privacidade para concentrar-se nos exercícios

http://www.sabido.com.br/artigo.asp?cat=53&art=719

0 Comments:

Post a Comment

<< Home