O Tempo

Sunday, October 02, 2005

Instalação de rede elétrica sem choque

Júnia Leticia

A energia elétrica foi uma das conquistas do homem que hoje lhe asseguram mais conforto e praticidade no dia-a-dia. Para usufruir dela de maneira racional e inteligente é necessário a realização de um projeto elétrico que assegure segurança e economia a seus usuários.

Para se chegar a uma instalação segura e eficiente, o primeiro passo é o projeto elétrico. Nele serão definidos os pontos de luz e eletricidade da casa, de acordo com as necessidades de cada ambiente, considerando os aparelhos eletrônicos a serem instalados. Entretanto, muitas pessoas ainda utilizam as chamadas gambiarras para fazer as instalações.

Segundo o engenheiro eletricista Fernando Queiroz Almeida, o ideal, ao se executar esse tipo de serviço, é que a pessoa procure um profissional habilitado. “Não são incomuns choques elétricos e até mesmo incêndios provocados por instalações elétricas mal feitas”, ressalta.

Em uma residência, o equipamento que oferece maior risco de choque elétrico é o chuveiro. “Esses acidentes podem ocorrer devido à falta de certos cuidados como mexer no aparelho com pés descalços e molhados. Além das quedas, há o risco de choque de maior intensidade, pois a água é condutora de corrente elétrica”, explica Almeida.

A economia, um dos motivos alegados por quem decide executar instalações elétricas sem o auxílio de um profissional habilitado, foi refutado por Fernando Almeida. “A parte elétrica consome, geralmente, menos de 3% do custo total de uma obra, englobando o material. Desta forma, esse tipo de economia não se justifica”, conta.

O engenheiro esclarece que o profissional, ao executar trabalhos referentes à parte elétrica, deve seguir as orientações contidas na NBR 5410, norma editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Ela regulamenta os procedimentos para instalações elétricas de baixa tensão”, conta.

Para o superintendente de Atividades Fim do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MG), Antônio Sérgio de Macedo, o cumprimento da NBR 5410, que também é registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), é essencial. “Por meio da norma é possível ter dentro de casa um conjunto de circuitos eficiente, de modo a não se gastar dinheiro em excesso, nem fazer pseudo-economia, que pode acarretar na perda de energia e possíveis curtos-circuitos”, ressalta.

A regulamentação começa a partir do padrão de luz. “Entre outros requisitos, a residência tem de possuir os padrões exigidos pela Cemig”, observou Macedo. A caixa de distribuição, que normalmente fica dentro do imóvel, é outro importante equipamento que consta na NBR 5410. “Na caixa há vários disjuntores, que são chaves automáticas de proteção. No caso de uma sobrecarga ou um curto-circuito, essas chaves desarmam. Isso ocorre geralmente quando usamos o chuveiro ou o aquecedor, que consomem muita energia”, explica.

Por isso, ressalta Macedo, é recomendável que haja um circuito individual para esses aparelhos. “Quando a chave desarma, muitos acham que para solucionar o problema é necessário trocar o disjuntor por um maior. Entretanto, não são trocados os cabos entre o chuveiro e o disjuntores. Com isso, esses condutores poderão aquecer muito mais do que a capacidade deles, podendo entrar em curto-circuito e até provocar um incêndio”, alerta.

Precauções podem evitar surpresas

Na parte elétrica, uma série de precauções devem ser tomadas, conforme conta o superintendente do Crea-MG. “Um cuidado importante na instalação diz respeito à distância entre a caixa de distribuição e o ponto de uso. Se for muito grande, vai exigir um condutor mais grosso para que a condução seja realizada”, informa. Macedo cita outros cuidados importantes, dentre os muitos que devem ser tomados: “O disjuntor deve ser dimensionado de acordo com a carga que estará ligada a ele, os cabos têm de ser medidos adequadamente e as tomadas têm de estar de acordo com a capacidade que elas têm que alimentar.”

O engenheiro de Procedimento de Uso Final de Energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Luciano Jorge Barreto Salum reafirmou a importância do profissional para a execução dos trabalhos relacionados à rede elétrica. “As pessoas devem recorrer sempre a um eletricista experiente e de confiança para executar inspeções e reparos nas instalações elétricas”, ressaltou.

Dimensionar adequadamente os condutores da instalação e o sistema de proteção (disjuntores, contatores e chaves), definir corretamente o centro de carga (localização do transformador), instalar corretamente o quadro de distribuição de circuitos, executar a instalação separando os circuitos por característica de utilização (iluminação, tomadas, motores), verificar as imendas, conexões, isoladores e disjuntores, bem como o isolamento dos condutores (fios) são alguns dos cuidados que só um profissional experiente saberá como tomar. “Verificar se há aquecimentos em condutores e pontos de conexão (emendas), aterrar adequadamente a rede elétrica e os equipamentos, pois em caso de fuga de energia ou curto-circuito a proteção (disjuntores, contatores e chaves) deverá ser acionada, enfim, são inúmeros os procedimentos que envolvem um projeto elétrico”, exemplificou Salum.

Além de danos ao imóvel, a falta de cuidados com a rede elétrica pode causar prejuízos à saúde. O desperdício de energia é outro perda a que estão sujeitos os que preferem recorrer à mão-de-obra inabilitada. “A Cemig desenvolve um programa de uso eficiente da energia, no qual realiza vários projetos. Um deles é a campanha para vários setores utilizarem eficientemente a energia”, contou o engenheiro da Cemig. (JL)

Dicas

- Sua casa está protegida por fusíveis ou disjuntores instalados na caixa do medidor ou no quadro de distribuição. Eles foram especialmente projetados para desligar o circuito em caso de defeito. Nunca bloqueie as chaves dos disjuntores ou substitua os fusíveis por arame, moeda, papel de cigarro etc.
- Durante a instalação de antenas de rádio e TV, muitos cuidados devem ser tomados. Os suportes dessas antenas em geral são metálicos e condutores de eletricidade. Durante a instalação devem ser movimentados longe dos fios da rede. As antenas devem ser instaladas de maneira que não toquem ou caiam sobre os fios da rede elétrica.
- Ferros de construção, trilhos de cortina, escadas e outros objetos metálicos também representam perigo e devem ser movimentados longe dos fios elétricos.

Fonte: Cemig

0 Comments:

Post a Comment

<< Home