O Tempo

Sunday, October 02, 2005

Um bom projeto começa pelo piso

Atualmente existe uma variedade enorme de cores e texturas para todos os tipos de ambientes

Júnia Leticia

A fórmula ideal em um projeto de uma casa ou de um apartamento deve somar harmonia, conforto e praticidade. Na escolha do piso, parte importante de qualquer residência, a integração entre colorido e texturas é fundamental. Ao se colocar um piso é importante, ainda, observar o estilo arquitetônico do local.

A adequação ao ambiente, a disponibilidade de orçamento e a durabilidade são fatores importantes que devem ser levados em conta na hora de se escolher o piso, de acordo com o arquiteto João Diniz. “Por isso tenho usado os materiais mais simples, como o cimento natado. Também utilizo materiais reciclados, como tacos de madeiras nobres como a peroba, originadas de demolição”, contou.

O mercado oferece uma imensa gama de pisos, dos mais variados materiais e nas mais diversas cores. “Há uma oferta grande de pedras e cerâmicas importadas, revestimentos sintéticos (carpetes de madeiras) e vinílicos (ideais para áreas de grande circulação de pessoas devido à sua resistência)”, esclareceu o arquiteto. A tradicional tábua corrida ainda é muito utilizada. “Mas trata-se de um revestimento caro, por empregar madeira nativa, além de ser anti-ecológico”, observou Diniz.

O arquiteto Saul Vilela opta pelo mármore e pelo granito para a execução de seus trabalhos. “Emprego mais o mármore branco, tanto em casas como em apartamentos, em todos dos cômodos. A exceção fica por conta da cozinha, na qual utilizo granito preto, que não absorve gordura”, esclareceu. O mármore foi escolhido para revestir os demais ambientes porque, segundo Vilela, combina com o clima de Belo Horizonte, é anti-alérgico, de fácil limpeza e por possuir maior durabilidade.

Vilela reconhece que as lajotas de cerâmica também são muito utilizadas, mas desaconselha o seu uso já que elas deixam a residência muito fria. “Além de resfriar o ambiente, a cerâmica tem muitas juntas, que acabam por acumular sujeira. Por isso, prefiro pedras grandes”, destacou. Desta forma, o mármore oferece melhor relação custo-benefício. “Outra vantagem da pedra é que ela amplia o ambiente e dá um aspecto mais saudável à casa”, enfatizou.

Já a utilização de tábua corrida também não é bem vista pelo arquiteto. “Elas incham no verão, por causa da umidade, e encolhem no inverno. Ao inchar, formam um alto relevo que pode causar acidentes. Sem contar que seu emprego, a menos que a madeira seja procedente de demolição, é ecologicamente incorreto”, enfatizou.

Revestimentos de madeira são muito procurados

Mesmo assim, dentre a imensa oferta de pisos, o arquiteto José Eduardo Ferolla contou que há muito público para os revestimentos de madeira, como a tábua corrida. “Eles são empregados em ambientes mais quentes, como quartos. Também são muito utilizados nas áreas urbanas por serem isolantes acústicos”, disse. Amplamente empregados no passado, atualmente os tacos de madeira não têm sido muito procurados. “A mão-de-obra é mais complicada, demandando mais trabalho”, esclareceu o arquiteto.

Uma outra opção prática de piso é o flutuante. Trata-se de um piso de madeira mais fino que a tábua corrida, que possui a vantagem de já vir pronto, com uma superfície com acabamento definitivo. “Seu assentamento é mais rápido e requer menor manutenção. Em contrapartida, o piso flutuante tem menor durabilidade que a tábua corrida, além de ser mais caro”, esclareceu Ferolla.

Também tradicional, outro tipo de piso que possui alta procura são os carpetes. Muito empregados em apartamentos, alguns tipos deles possuem valor mais alto que o granito e, assim como a tábua corrida, é isolante acústico. “Por ser mais frágil com relação à limpeza, os carpetes são mais utilizados por pessoas idosas e em ambientes que não contam com a presença constante de crianças”, esclareceu Ferolla. Hoje há várias opções desse revestimento, que abrangem inclusive os anti-alérgios e os anti-estáticos, especiais para quem trabalha com equipamentos eletrônicos.

Ferolla observou que, apesar de há muito no mercado, os pisos de cerâmica, mármore e granito são opções que têm sido muito utilizadas na área social das residências, como sala e varanda. “Os granitos são muito empregados na cozinha devido à sua resistência e impermeabilidade”, esclareceu. O arquiteto informou, ainda, que o Brasil é um grande produtor das pedras. “A qualidade do mármore brasileiro, por exemplo, é infinitamente superior a dos importados que, muitas vezes, são utilizados devido ao desconhecimento da qualidade do produto nacional.”

Mercado oferece opção de pisos similares

A qualidade do mármore brasileiro, por exemplo, é infinitamente superior a dos importados que, muitas vezes, são utilizados devido ao desconhecimento da qualidade do produto nacional. O piso, devido à extensão que ocupa na casa, mais do que nunca, deve harmonizar-se com o todo. “A definição dele está relacionada especialmente com o teto e hoje temos muita opções para utilizar, como a cerâmica retificada”, informou a decoradora. Semelhante ao mármore, a retificada – também chamada de porcelanato –, ao contrário das outras cerâmicas, possui a vantagem estética de não deixar juntas mínimas. “Além disso, são mais resistentes, de manutenção mais fácil, oferecem mais brilho e possuem maior durabilidade”, esclareceu Edwiges Cavalieri.

Já a decoradora da Laís Albergaria Design de Interiores, Ana Angélica Godoy, os mármores e o granito são amplamente utilizados por causa da beleza, por serem mais resistente e pela possibilidade de dimensionar no tamanho escolhido. “Em nossos projetos procuramos usar cores claras, contrastando com o preto e branco. Ao se utilizar muitas cores, corre-se o risco de tornar o ambiente cansativo”, observou.

Ambiente com harmonia - Quanto à madeira, indispensável para alguns clientes, possui uma opção no mercado que produz efeito similar, sendo adaptável a qualquer ambiente, é o piso laminado. “Ele é disponibilizado em várias cores, similares aos mais variados tipos de madeira. Trata-se de um revestimento colocado, que possui o sistema de encaixe, sendo econômico tanto na colocação quanto na manutenção”, enfatizou a decoradora Rose Lund.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home